O Governo do Estado já investiu, nos últimos anos, mais de R$ 60 milhões em infraestrutura turística no litoral do Piauí, incluindo o esgotamento sanitário e a ampliação do aeroporto internacional de Parnaíba e a recuperação de toda a malha viária de Barra Grande ao Porto dos Tatus.
Segundo o secretário estadual do Turismo, Sílvio Leite, o governo está preparando o Piauí para tirar proveito da Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil. “Serão mais de três milhões de turistas que virão ao país e nós temos o que mostrar”, diz o secretário. Ele cita o Delta do Parnaíba, a Rota das Emoções e a Serra da Capivara como atrações que podem atrair os turistas para o Piauí no período da Copa.
Sílvio Leite adiantou que, além do que já foi investido, o governo tem projetos prontos ou em fase de conclusão que somam mais de R$ 170 milhões, entre eles o da adutora que irá levar água tratada de Parnaíba até Barra Grande, passando por todos os povoados de Luís Correia e Cajueiro da Praia.
Para o secretário, alguns desses projetos mudarão a cara do litoral do Piauí, como a urbanização do Coqueiro, com calçadão e avenidas de contorno, a urbanização das orlas de Maramar, Mangue Seco e Barra Grande, a duplicação das rodovias entre Luís Correia e Coqueiro e Parnaíba a Pedra do Sal, além da construção de uma praça em Cajueiro da Praia, no local onde fica o maior cajueiro do mundo.
Alguns desses projetos estão com recursos assegurados, outros precisam de recursos de emendas parlamentares. “Na Praia do Coqueiro, estamos construindo mais cinco grandes restaurantes que, por ser comércio, não recebem recursos do Prodetur, mas é preciso que sejam construídos para organizar o local, retirando de lá aqueles restaurantes que são um problema, inclusive da saúde”, explica Sílvio Leite.
O secretário defende, também, a construção de uma marina no litoral do Piauí, em cuja costa passam cerca de nove mil iates de grande, médio e pequeno porte, nos deslocamentos da Europa para a América.
0 comentários:
Postar um comentário